Sejam bem vindos! Leiam e aprendam sobre algumas coisas da cultura brasileira .

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tentativa de Ultrapassagem Pista Livre

     Uma obra feita em 1960, com esmalte sintético sobre eucaté, faz parte da coleção do Museu de Arte Contemporânea de Niterói. O autor, Raymundo Colares, é um artista contemporâneo e teve suas obras expostas diversas vezes em vários museus. No momento, tem uma exposição própria no Museu de Arte Moderna de São Paulo, cuja eu e meus amigos visitamos e fizemos diversas anotações e pesquisas.


Marina Schor, 7ºG, nº27

Histórico MAM

MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo
O museu de Arte Moderna foi criado por Francisco “Ciccillo” Matarazzo Sobrinho, como modelo, foi utilizado museu de artes de Nova York.
O museu foi inaugurado em 1949 com a exposição “Do figurativismo ao abstracionismo”, a exposição reunia obras de vários autores, inclusive, europeus. A exibição foi organizada por  Léon Degand , na época, diretor do museu.
O MAM abrigou vários tipos de eventos como a 1ª Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo , com 21 países participantes e a III Exposição de Arte Neoconcreta, com participação de Aluísio Carvão, Amilcar de Castro, Ferreira Gullar, Hélio Oiticica, Hércules Barsotti, Lygia Clark, Lygia Pape, Willys de Castro e outros.
O MAM vem sento  até hoje um lugar agradabilíssimo dentro do parque Ibirapuera, um lindo parque.
Marina Schor, 7ºG, nº27

Dengo

Dengo, obra feita pelo artista plástico Ernesto Neto
A obra esta exposta no museu de Artes Modernas. A obra consiste em mostrar as pessoas a importância do trabalho em grupo, como se fosse uma grande teia de crochê onde as pessoas fazem parte de atividades interativas.
A obra e possui várias partes, uma onde uma pessoa fica no piano e as outras acompanhando o ritmo escolhido pela pessoa de piano nos tambores e tamborins, outra onde os visitantes se deitam em uma cama de bolinhas super macia e aconchegante e fazem o que quiserem, outro espaço onde pessoas podem escrever seus nomes em lousas de giz.
Kim Viana, 7ºG, nº25

Raymundo Colares no Museu de Arte Moderna (MAM)

Agora está em cartaz no Museu da Arte Moderna (MAM) a exposição “Raymundo Colares”. O artista ganha uma retrospectiva com suas obras figuradas, como os Gibis, que terão duas réplicas que serão manuseadas pelo público, e as carrocerias de ônibus pintadas em alumínio.
Para criar sua geometria particular, Colares inspirou-se em artistas como Mondrian e Volpi, procurando uma nova ideia dos seus universos.
Este modernista é o que chamamos de peça fundamental para se completar o quebra-cabeça da arte brasileira dos anos 1960-70.
Estará no MAM até o dia 19 de dezembro, compõem a mostra 56 obras, entre 26 pinturas, 15 fotocópias/desenhos, um vídeo sobre o artista e 14 gibis, além das duas réplicas.



Carta desenho a manuel antonio
Datiloscrito sobre xerografia
Coleção Antonio Manuel

Fonte: http://catracalivre.folha.uol.com.br/2010/09/raymundo-colares-ganha-retrospectiva-no-mam/ 


Júlia Marcondes nº 24

Programação do MAM e a obra Objeto Ônibus

                                                                                                                



Bilheteria: terça a domingo e feriados das 10h às 17h30

Visitação: terça a domingo e feriados das 10h às 18h

Fechado às segundas-feiras (inclusive feriados)

Deficientes fiscos têm acesso no estacionamento Zona Azul (R$3,00) por duas horas das 10h às 20h nos dias úteis e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.

A entrada custa R$5,50. Não pagam pelo ingresso, menores de 10 anos, maiores de 65, sócios do MAM e funcionários de empresas que fazem parceria com o museu. Pagam meia entrada os estudantes que apresentarem carteirinha de estudante.

A entrada é gratuita nos domingos.

A cafeteria abre de terça-feira a domingo das 10h às 18h. O restaurante abre terça-feira a sexta-feira das 12h às 16h e sábado e domindo abre das 12h30 às 17h. para fazer reservas é só ligar para (11)5085-1306.

Os cursos de desenho começaram em agosto de 2010 e a duração é de 4 meses. Para mais informações acesse o site (duas postagens abaixo).



A imagem ao lado é de Raymundo Colares e se chama Objeto Ônibus. Foi feita em 1969 e é da Coleção de João Sattamini. Foi feita com tinta esmalte industrial sobre metal.











Giulia Zuccato nº14

Raymundo Colares

Raymundo Colares


Nasceu em Grão Mogol (MG) em 1994 e faleceu em Montes Carlos (MG) em 1986.
Em 1969, além de realizar sua primeira individual (Galeria Copacabana Palace, Rio de Janeiro), conquistou o primeiro prêmio de pintura no Salão dos Transportes, no Rio de Janeiro.
Como pintor, Colares debruçou-se sobre a iconografia urbana, explorando uma temática pop minimalista característica: ônibus vistos de relance, atravessando em velocidade as ruas da cidade, num neo-futurismo de convincente execução técnica.

Desenho 173

O Desenho 173 da Coleção Diógenes Paixão,foi feito em 1966. A obra foi pintada com guache sobre papel.



Beatriz Miyuki Shinye, num.05


Localização do MAM e obra Rayo

Mapa do caminho do colégio Bandeirantes ao MAM.


Museu de arte moderna de São Paulo. 


 
Faixada do museu.

O museu de arte moderna de São Paulo se localiza no Parque do Ibirapuera no portão de número 3.

tel.: (11) 5085-1300

Fax: (11) 5549-2342

Obra Rayo 130cm x 90cm. Tinta sobre madeira.





A obra que eu escolhi é de Raymundo Colares. O nome da pintura é Rayo, suas dimensões são 130cm x 90cm. Ela é de 1983, é feita com tinta sobre madeira e é da coleção pessoal do artista.


Clara Ignez 7G n° 08