O piano, era presente em sua casa e também era usado nas aulas de suas irmãs, portanto despertou o interesse de Guiomar, que, aos quatro anos, começou a tocar o instrumento. O piano foi muito importante em sua vida.
Foi para a Europa para tocar o instrumento e fez muito sucesso estudando com alguns dos melhores pianistas de todos os tempos, sendo que, muitos deles, afirmavam que não haviam ensinado nada a Guiomar, mas sim aprendido muito com a garota. Tocou em vários lugares como Paris, Londres, Genebra, Milão e Berlim.
Voltou ao Brasil, e cancelou suas apresentações fora do país em 1914 com o começo da Primeira Guerra Mundial e continuou-as aqui.
Em 1919, Guiomar perdeu sua mãe mas não deixou de continuar encantando todas suas platéias. Em 1920 assumiu seu namoro com Octávio Pinto que, em 1922, se tornaria seu marido. Após esse evento, Guiomar alternava suas apresentações entre o Brasil e os Estados Unidos. Perdeu seu marido em 1950.
Em 1979 a pianista sofreu um derrame cerebral e teve seu estado de saúde muito alterado. Faleceu em 7 de março de 1979, aos 85 anos, às oito horas da noite, em São Paulo, vítima de infarto do miocárdio.

Guiomar Novaes
Beatriz Shinye N° 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário