A xilogravura é uma técnica onde o artesão entalha a madeira e a usa como uma espécie de carimbo. Não se sabe ao certo quando começou a ser praticada e nem quem inventou, mas, veio do Japão trazida pelos ingleses, espalhou-se pela Europa e foi trazida pelos portugueses como estampagem de flores em papéis de paredes e desenhos em cartas de baralho e foi desenvolvida no nordeste do Brasil como ilustração da literatura de cordel. A obra mais antiga que se tem relato é de 1870 por Adelino Brandão.
A xilogravura é descrita por muitos como “a verdadeira representação do espírito de cordel”. Literatura de cordel é composta por estrofes e versos rimando entre si, e que hoje em dia também é cantada por grupos como o “Cordel do Fogo Encantado”, que pode ser tradicional (feita e decorada pelo artista) ou improvisado (improvisada na hora), possui esse nome pois em Portugal eram vendidos pendurados em barbantes.
Um dos cantadores (os artista compositores) mais famosos no nordeste é Cordeiro Manso, que tinha uma linguagem muito agradável e popular.
Fonte: Dicionário do Folclore Brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário