Sejam bem vindos! Leiam e aprendam sobre algumas coisas da cultura brasileira .

segunda-feira, 15 de março de 2010

O Boi de Parintins

Em Parintins acontece uma das maiores festas de bumba-meu-boi. Uma competição entre dois grupos: os Caprichosos e os Garantidos, que tiveram origem em 1922. Os Caprichosos foram criados pouco depois dos Garantidos, por Félix Cid, o Feliz. O nome foi sugerido por João Meireles, fã de um certo boi Caprichoso que existia em Manaus. A idéia foi aceita por todos até por Emídio Vieira amo do boi Galante (que mais tarde viria a se tornar os Garantidos).

Os Caprichosos usam as cores azul e branca, pois pelo o que eles dizem, azul é a cor do céu, do amor fiel, da paz, é a cor que constrói a vitalidade, pois contrai as artérias e veias, aumentando a pressão do sangue, é a cor do equilíbrio e da harmonia, cor refrescante, calmante...e muito mais coisas.


Um desenho do boi Caprichoso

Os garantidos usam as cores vermelha e branca, pois, pelo o que eles dizem, vermelho é a cor da alegria, da vida, da saúde, da vontade de viver.Tudo dentro do nosso corpo é vermelho, o coração é vermelho...


Um esboço do boi Garantido


Os primeiros bois eram feitos muito simplesmente e com o passar do tempo a coisa foi crescendo.


Um dos primeiros bois- a estrutura

Tem várias histórias para explicar essa rivalidade toda. Uma delas é que tudo teria começado a partir da disputa pelo coração de certa moça, Dona Isolina, cortejada ao mesmo tempo por Lindolfo Monteverde e Luiz Gonzaga, primos que inicialmente gostavam do boi Galante. A disputa amorosa teria causado a separação e o surgimento de outro grupo. A partir daí cada um queria se exibir melhor para ganhar o amor da bela Isolina.


Os desfiles acontecem no centro cultural de Parintins, o Bumbódromo: um ginásio aberto onde acontecem eventos o ano todo.


São três noites de festival, e em cada uma das noites cada grupo, (Caprichosos e Garantidos) faz uma apresentação de duas horas e meia. Um sorteio decide quem abre e quem fecha a noite. Por noite cada grupo apresenta algo totalmente diferente, outra música, outro boi, outras alegorias...

Os grupos no final da festa são julgados em vários quesitos:

• Apresentador - É o mestre-de-cerimônias do Boi-bumbá, uma espécie de animador e comunicador que apresenta a entrada das figuras na arena e explica-as.



• Levantador de toadas – O principal cantor da apresentação.

• Marujada - Conjunto de percursionistas.

• Porta estandarte¬ – Moça bonita, vestindo fantasia especial, cheia de plumas coloridas que conduz o estandarte do Bumba e representa a cultura parintinense.



• Rainha do folclore – Personagem incorporado ao Festival como símbolo e expressão de toda a riqueza da região amazônica.



• Sinhazinha da fazenda – É a filha do dono da fazenda onde o boi mora



• Amo do boi – Antigamente, o boi tinha um dono: o amo. Hoje este amo participa de toda a apresentação ao lado do levantador de toadas e do apresentador.



• Boi–Bumba – Um boi mais tecnológico. Antigamente era mais rígido.




• Toada – Na festa de parintinense, o rufar dos tambores, o toque das palminhas e a harmonia seca do charango criam o ritmo das toadas.


Kim Viana nº25                         Fonte: Valentin, Andreas e Cunha, Paulo José.Caprichoso, A Terra é Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário