
O Bumba Meu Boi é uma das maiores representações do folclore brasileiro e segundo historiadores, essa tradição popular surgiu através da união de elementos de duas culturas européias, africana e indígena.
Todos os presonagens são representados com coreografias de maneira muito alegórica e com roupas muito coloridas.
As brincadeiras de Bumba Meu Boi acontecem defronte à casa de quem convidou o grupo, e que patrocinará a festa. Embora surjam variações de uma região para outra, as representações normalmente seguem uma ordem. Primeiro, canta-se uma toada, que serve para juntar e organizar o grupo. Em seguida, entoa-se o Lá Vai, uma canção para avisar ao dono da casa e a todos que o boi deu a partida. Depois disso, vem a Licença, em que o boi e o grupo se apresentam, entoando louvores a santos, a personalidade ou vários outros temas (natureza, personagens folclóricos, etc). E para encerrar a apresentação, o grupo e a platéia cantam juntos O Urro do Boi e a Toada de Despedida.
Algumas regiões do norte, o boi é morto simbolicamente. O vinho representa o seu sangue, e sua "carne" (o manto que envolve a armação de madeira) é repartida entre os espectadores e participantes da festa. E para a próxima festa, outro manto será feito.
Existem festas similares em Portugal (Boi da Canastra) e no Daomé (Burrinha).
Giulia Heiffig Zuccato
Nenhum comentário:
Postar um comentário